Como melhorar a Experiência do seu público

//Como melhorar a Experiência do seu público

Como melhorar a Experiência do seu público

Estamos na Era da Experiência. E isso quer dizer que o que o consumidor procura não está mais no ato de comprar ou consumir. Ele procura algo além, no compartilhamento, nas histórias que nos preenchem como indivíduos e que poderão ser contadas depois. O mundo dos eventos tem tudo a  ver com isso. Estar atento a essa nova dinâmica é uma maneira de garantir o sucesso e a boa reputação da sua marca e do seu evento. Afinal, uma boa experiência pode alavancar uma marca enquanto que, o contrário, pode decretar o seu fim. Por isso, trouxemos dicas de como melhorar a experiência do seu público!

A  Era da Experiência: o que o novo consumidor deseja

Termo cunhado pelo escritor e consultor Joseph Pine, a Economia da Experiência resulta da evolução do desejo do consumidor na hora de comprar uma produto. Depois de vivermos na era dos commodities (por exemplo, os grãos de café), dos produtos (o café moído, ensacado e comercializado) e dos serviços (comprar o café pronto), vivemos na Era da Experiência. Buscamos não só beber o café, mas também a atmosfera em que consumimos esse café. Para saber mais, assista a palestra do Joseph no TED.

Como melhorar a Experiência do seu público

O novo consumidor busca autenticidade. Busca aquilo que é verdadeiro a si mesmo e que é aquilo que diz ser. Por isso, entender quem se é e com quem se está falando é fundamental para satisfazer esse novo público. Elencamos algumas dicas que vão ajudar você a melhorar a experiência do seu evento.

     1. Emoção

No livro Brainfluence, do autor Roger Dooley, é relatado estudos que mostram como campanhas e anúncios que focam no emocional performa duas vezes melhor do que aquelas focadas na informação racional. Ou seja, nós tomamos decisões mais vezes baseados em nossas emoções do que pensando racionalmente. Isso porque nosso cérebro responde e guarda mais os estímulos emocionais do que os racionais.

Dentro do mundo dos eventos, temos uma arma que nos ajuda e muito na hora de gerar emoção: a presença das pessoas. A primeira impressão sempre conta, portanto, surpreenda com algo positivo e inesperado. Faça pesquisas com seu público para entender a melhor maneira de criar ações e materiais que trarão emoções positivas aos seus convidados.

    2. Sensações

Martin Lindstrom, através de estudos, aponta que marcas que utilizam de múltiplos sentidos podem obter mais sucesso do que aquelas que utilizam um ou dois.  Em se tratando de eventos, a facilidade para trabalhar esse tópico é maior. Por exemplo, além de estar num espaço sofisticado e elegante, o que gera o impacto do tato, investir num Coffee Break de qualidade é uma maneira de atingir positivamente os seus convidados.

Outras maneiras de utilizar os sentidos é através das cores, de logos, música e aromas. Além de, é claro, de investir em experiências com os produtos (quando for um lançamento, por exemplo).

     3. Reciprocidade

Nas relações humanas, nós sempre esperamos que nossos gestos bons sejam retribuídos. Seja um bom dia, um sorriso. Alguns pensadores dizem que um pequeno gesto de gentileza pode gerar a nossa vontade de retribuir.

Esse é um valor muito importante para ter em um evento. Além da troca de experiência e contatos, a troca de gentilezas é  fundamental. Afinal, todos gostam de nos sentirmos bem quistos. Ofereça algo útil, que independa de qualquer venda, e isso poderá gerar o sentimento de reciprocidade em seus convidados.

    4. Explore a Escassez

Ainda pensando na busca pela autenticidade do novo consumidor, quanto mais rara a oportunidade, mais valioso o seu produto vai ser. Para a psicologia, a percepção da escassez é motivadora, mesmo que seja apenas uma percepção.

Você pode fazer isso oferecendo edições limitadas, convites limitados ou, produtos inéditos ou, até mesmo, mostrando como poucas pessoas terão acesso a aquilo que você está vendendo.

    5. Gere saudade

A experiência não acaba com o fim do evento. A ideia é que os acontecimentos e vivências continuem reverberando nos convidados, afinal, é para isso que buscamos a presença humana, certo? Além disso, fazer com que o evento continue ressoando positivamente é uma maneira de criar fidelidade e, ainda, impulsionar o marketing do seu próximo evento ou produto.

Para isso, toda a jornada de compra do cliente precisa ter seu toque especial, desde o lançamento, a compra, as atrações, a vivência e o pós-evento. Lembre-se: todo mundo gosta de se sentir parte e, principalmente, de se sentir parte de uma experiência única. Abuse disso para melhorar a experiência do seu público!

Agora que você está por dentro das dicas de como agradar esse novo público, que tal já se preparar para o seu próximo evento? Conheça nossos espaços exclusivos Rooftop5 & Centro de Convenções, Espaço Jardim Leopoldina e Centro de Eventos Rio Negro!

Por | 2019-09-03T11:17:58+00:00 4 de setembro de 2019|Organização de Eventos|0 Comentários

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