Entenda como funciona o Bar e o Bat Mitzvá

/, Eventos Sociais/Entenda como funciona o Bar e o Bat Mitzvá

Entenda como funciona o Bar e o Bat Mitzvá

Tradicional ritual judaico, é comum ouvir falar do Bar e do Bat Mitzvá, mas poucos fora da tradição realmente sabem do que se trata essa festa. O Bar Mitzvah, para os meninos, e Bat Mitzvá, para as meninas, significa filho/a da lei em hebraico e acontece quando eles completam 13 anos e elas, 12 anos. Separamos para você algumas curiosidades sobre essa linda cerimônia. Confira!

Um pouco da história

Para a tradição judaica, essa idade representa a passagem da criança para a maioridade religiosa. É quando os jovens passam a ser responsabilizados pelos seus atos e também são ensinados a pensar nos outros, mais que em si mesmos. “Essa lei da religião ajuda o jovem a assumir sua maturidade social e cultural, como cidadão e judeu” o rabino Ruben Sternschein, da CIP (Congregação Israelita Paulista) e professor-convidado da Faculdade de Filosofia da USP (Universidade de São Paulo), em matéria da Universa (UOL).

Essa tradição está na vida de judeus há mais de 2000 anos. No entanto, para as meninas, a história é mais recente: cerca de 70 anos. Até então muitas correntes judaicas dispensavam a presença das mulheres dos estudos religiosos. Hoje em dia, a tradição se mantém em constante construção.

Mas, se você pensa que tudo isso é apenas um simbolismo da festa, está enganado. Os jovens são preparados com cerca de um ano de antecedência da cerimônia, aprendendo todos os ensinamentos e valores da religião antes de poder aproveitar toda a festa!

A festa

A festa começa com a entrada da família do bat ou bar ao som de música judaica. Durante a cerimônia, são acendidas 12 ou 13 velas que simbolizam os anos de vida completados. Além disso, os jovens recebem o Mazal Tov de seus convidados, que é um comprimento de boa sorte.

Outra característica do Bar Mitzvah é a comida Kosher, que significa comida “boa” ou “adequada”. Essa culinária tem várias regras de pré-preparo e produção que visam um alimento mais puro para nutrir corpo e alma. Um dos rituais envolve o garoto ou garota repartir um pão e dividir com sua família.

No entanto, a parte mais importante da festa é a leitura do Torá, livro sagrado judeu. A leitura do trecho da escritura pelo bar ou bat, simboliza o início do jovem em sua jornada espiritual. Depois disso, a festa acontece com muita música e alegria para comemorar essa importante fase de bar ou bat mitzvá.

O Bar Mitzvah é uma cerimônia cheia de simbolismos e, sem dúvida nenhuma, muito bonita e emocionante. Já tivemos algumas cerimônias em nossos espaços e foi incrível participar desses momento tão especial. Se você está procurando um local para esse tipo de festa, conheça nossos espaços: Espaço Jardim Leopoldina e Rooftop 5!

Entenda como funciona o Bar e Bat MitzváEntenda como funciona o Bar e Bat MitzváEntenda como funciona o Bar e Bat Mitzvá

Por | 2019-11-19T17:51:26+00:00 19 de novembro de 2019|Aniversário, Eventos Sociais|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixe seu Comentário