5 Dicas para fazer seu Networking em eventos

//5 Dicas para fazer seu Networking em eventos

5 Dicas para fazer seu Networking em eventos

Networking é uma das principais razões de participarmos de eventos. Além do conteúdo e vivência profissional experienciados nos eventos, uma parte fundamental é saber que ali estão presentes diversas pessoas que podem agregar a nossa vida profissional e que você poderá fazer contato nos momentos de intervalo.

Quanto mais qualificado for o seu network, mais sólida será a base de contatos que você poderá usar a seu favor. Saber se relacionar é uma habilidade que você precisa desenvolver e, por isso, trouxemos algumas dicas para você saber como ampliar a sua rede de contatos!

1. Fique por dentro do evento

O primeiro passo para a sua estratégia de networking é saber o que e, principalmente, quem estará no evento. Confira a lista de palestrantes na divulgação do evento e dos convidados no Facebook, por exemplo. Para ser mais assertivo, defina quem são as pessoas que possuem potencial para contribuir com o seu negócio e invista nesse encontro durante o dia.

2. Saiba dizer quem você é!

Entenda como a sua empresa pode interessar os outros participantes. Prepare um discurso para se apresentar, qual o seu cargo, o que a sua empresa faz e o que ela tem de diferente. Recolher informações sobre os cargos e empresas de seus interlocutores também é uma forma interessante de estabelecer um diálogo.

3.  Desenvolva a conversa

Planeje uma abordagem. Se a pessoa te der liberdade, se aproxime e se apresente, dizendo seu nome e sua empresa. Muitos estudos dizem que pessoas que sorriem ganham mais facilmente a simpatia de desconhecidos. Por isso, não deixe de usar isso na hora de conversar com as pessoas. Se a pessoa em questão está conversando com outras pessoas, aproxime-se da roda e tente iniciar uma conversa com todos da roda, quando surgir a oportunidade.

Não seja a pessoa que toma o tempo das pessoas. Saiba avaliar quando uma conversa não precisa se estender por mais de 5 minutos. Assim, além de não ocupar o tempo do seu interlocutor, também te dá mais margem para interagir com outras pessoas que você elencou serem interessantes.

4. Circule

Seguindo o tópico anterior, converse o suficiente, troque os cartões e circule! Ficar conversando com o mesmo grupo de pessoas ou, ainda, ficar na espera de conseguir falar com aquela pessoa específica não vai te ajudar no seu objetivo. Portanto, movimente-se sempre que possível e encontre novas pessoas.

É claro que, se o seu objetivo for muito bem definido e nichado, ou se engatou numa conversa interessante para você e seu negócio, a melhor opção pode ser continuar onde está.

5. Trabalhe os contatos feitos

Com os contatos em mãos, liste todos e, em seguida, liste em categorias como parceiros, clientes, fornecedores, dentre outros. Um bom networking também exige uma boa dose de pós-venda! Por isso, talvez seja legal enviar um e-mail agradecendo a conversa ou marcando uma visita, caso o interesse seja realmente sólido.

Além disso, acompanhe e trabalhe os contatos através das redes sociais. O Linkedin, maior rede social de business do mundo, é sempre uma boa pedida para reunir o seus contatos.

Fazendo isso, você estará pronto para ir atrás de seus contatos e, além disso, manter um relacionamento promissor com o networking que fez. Se você é produtor e está em busca de um local para realizar o seu evento corporativo, conheça nossas casas Rooftop5, Espaço Jardim Leopoldina e Centro de Eventos Rio Negro.

Por | 2019-10-17T09:42:29+00:00 17 de outubro de 2019|Eventos Corporativos|0 Comentários

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