Super Bowl: tudo sobre o evento esportivo mais valioso do mundo

//Super Bowl: tudo sobre o evento esportivo mais valioso do mundo

Super Bowl: tudo sobre o evento esportivo mais valioso do mundo

No próximo domingo, dia 3 de fevereiro, acontece o Super Bowl LIII, final do futebol americano. Mas, além do embate entre os times Los Angeles Rams e New England Patriots, poderemos ver em Atlanta, local da partida, um dos maiores eventos do mundo acontecendo. Seja um aficionado por esportes ou não, chegou a hora de você saber a importância do Super Bowl para a indústria de eventos.

O Super Bowl

O Super Bowl é a final da NFL, liga de futebol americano. Em 2019, ela chega a sua 53ª edição e será sediada em Atlanta, Geórgia. Quando se fala sobre este evento, deve-se entender muito mais do que uma partida. Estamos falando de um espetáculo. Tanto é que, se levássemos em conta o tempo de prática esportiva, o evento não duraria muito mais do que os 60 minutos previstos e o intervalo. Na verdade, pode separar em torno de 4 horas para acompanhar o evento.

O espaço escolhido

O Mercedes-Benz Stadium é a sede do Super Bowl LIII. Avaliado em torno de US$ 4 bilhões, o estádio é um dos mais modernos do mundo e tem capacidade para 71 mil pessoas e 21 mil vagas de estacionamento. A arena possui teto retrátil, que abre ou fecha em 12 minutos, e um telão em círculo com 355 metros de circunferência, permitindo a visão de todos os lugares. O espaço ainda oferece refrigerante refil e wi-fi gratuito.

O espaço escolhido para o evento. (Créditos: Kevin C. Cox | Getty Images)

Os números

Mesmo tendo um período de superávit notável até 2016, e depois uma leve queda, o Super Bowl ainda é uma marca de respeito. Segundo a Forbes, a estimativa do valor de marca gira em torno dos US$ 580 bilhões. Os ingressos para ver a partida in loco giram em torno de US$ 3.500, sendo um dos mais baratos. Estima-se um público de 75.000 pessoas e um audiência mundial de 120 milhões de espectadores.

Potencial de marketing

Como já é praxe nas atividades esportivas, a NFL também tem seus patrocinadores. Marcas de equipamentos esportivos, bebidas, entre outros, patrocinam a liga e geram resultados com a visibilidade gerada pela marca. Entretanto, o Super Bowl vai muito além disso.

O intervalo da partida final é um dos momentos mais aguardados do esporte todos os anos. As marcas competem pelo espaço e o preço de um comercial de 30 segundos gira em torno de US$ 5 milhões. São produzidas peças e campanhas especiais para a ativação. Apenas com propagandas de tevê, a organização arrecada em torno de US$ 500 milhões.

No palco do intervalo já pisaram nomes como Michael Jackson, Rolling Stones, Madonna, Paul McCartney, Beyoncé e Lady Gaga. Quem fica responsável pelo show de 2019 é o Maroom 5, com participação dos rappers Travis Scott e Big Boi. A imperatriz do soul, Gladys Night, vai cantar o hino nacional americano. O custo estimado para a operação apenas do intervalo é de US$ 800 mil.

Sem dúvidas, estamos falando sobre um dos eventos mais importantes da atualidade. Vale acompanhar as campanhas e a entrega de uma operação desta magnitude e aprender muito para levarmos também ao nosso dia a dia. Caso você tenha algum evento em vista e acha que ele cabe no Rooftop 5 & Centro de Convenções, não deixe de solicitar um orçamento.

Por | 2019-01-30T12:34:48+00:00 30 de janeiro de 2019|Organização de Eventos|0 Comentários

Sobre o Autor:

Jornalista por formação e nosso Gerente de Marketing, é o responsável pelo nosso Inbound Marketing e por toda a comunicação do Grupo Nove Eventos. Há dois anos conosco, foi o líder na estruturação do setor e garante que estejamos atualizados sobre as novidades do digital. Se você quer divulgar o material produzido nos nossos espaços ou falar sobre a nossa estratégia, ele é a pessoa indicada.

Deixe seu Comentário