Restaurante Santinho | Gastronomia e Cultura

//Restaurante Santinho | Gastronomia e Cultura

Restaurante Santinho | Gastronomia e Cultura

Gastronomia e cultura andam juntas, mas poucos são aqueles que conseguem criar um conceito através desta poderosa simbiose. A mistura que é retratada no Restaurante Santinho é o resultado de toda a técnica francesa aliada aos ingredientes brasileiros e uma forte influência cultural. Quer conhecer um pouco mais dessa história? De quebra, no final, escolhemos para vocês uma receita que mostra todo este sabor. Confira:

Santinho ITO

O Santinho foi inaugurado no início de 2011, no mesmo complexo do Instituto Tomie Ohtake. A ocasião marcou o retorno da chef Morena Leite ao seu berço gastronômico, a Vila Madalena, em São Paulo. Ela foi atraída pela ideia de transformar em sabor toda inspiração de arte, design e entretenimento que o espaço cultural abriga.

No piso térreo, cercada pelos espaços de exposição, a bancada se torna a grande atração para um almoço. A gastronomia brasileiríssima explora apresentações contemporâneas através da harmonização de sabores que remetem às nossas raízes.

A Chef Morena Leite

Sócia e Chef, Morena Leite traz o talento para gastronomia no sangue. Ela cresceu no Quadrado de Trancoso e, desde pequena, esteve em meio às panelas dos seus pais. Fernando Leite e Sandra Marques foram buscar na Bahia um estilo de vida mais natural e encontraram no alimentação uma forma de reunir amigos e familiares.

Inspirada pelos temperos e aromas que saíam de sua cozinha, aos dezessete anos Morena deixou o país para estudar na escola de culinária francesa Le Cordon Bleu, de Paris. Se formou como Chef de Cozinha e Pâtisserie. Em seu retorno, aplicou todas as técnicas aprendidas à cozinha brasileira e assim criou seu próprio DNA, inaugurando o primeiro restaurante Capim Santo em 1998.

O Grupo Sagrado

De lá para cá, a visão do negócio vislumbrado pelo grupo só se tornou mais ampla  – o Grupo Sagrado é o resultado deste posicionamento. As empresárias Morena Leite, Adriana Drigo e Daniela De Luca hoje fazem a gestão de 4 restaurantes da marca Santinho, 2 restaurantes Capim Santo, além de 2 buffets, Altar e Capim Santo.

Além dos negócios voltados para a alimentação em si, o Grupo ainda conta com dois negócios voltados para a educação. A escola Sabores e Saberes, que ensina culinária, e o Instituto Capim Santo, que capacita jovens carentes para ajudá-los na entrada do mercado de trabalho.

Fornecedor RT5

Cheio de sinergia com o espaço, o Santinho se tornou prata da casa no Rooftop 5 e Centro de Convenções. O restaurante é um dos dois fornecedores exclusivos para eventos corporativos em todos os nossos espaços, além de uma das opções queridinhas para os eventos sociais. De coquetéis a jantares completos, cada opção de cardápio pode ser negociada diretamente com o fornecedor. O Santinho também fez parte do time de fornecedores do #Blackroof e fez o maior sucesso entre todos os convidados.

Gentilmente, a Chef Morena nos cedeu esta receita especial que carrega a principal marca e ingrediente do grupo: o capim santo. Já provamos e o prato é sensacional!

Pudim  de Capim Santo

Ingredientes:

Flor de Boragó 10 un.

Calda de caramelo

15 ml de água filtrada
20 g de açúcar refinado

Pudim de Capim Santo

36 g  de leite condensado
360 g  de ovo branco tipo B
10 g açúcar refinado
5 g manteiga em barra
0,3 g amido de milho

Calda de caramelo

6 ml de Água filtrada
8 g de Açúcar Refinado

Concentrado de Capim Santo

36 ml de Leite Integral
10,8 g Capim Limão (picado)

Modo de preparo:

Para o concentrado de capim santo:

1. Pique a folha do capim santo;
2. Bata no liquidificador com o leite, até obter um liquido de coloração verde forte. Coe e reserve.

Para o pudim de capim santo:

1. Bata no liquidificador, os ovos, o leite condensado e o concentrado de capim santo;
2. Unte forminhas de petit gateau grande e salpique açúcar;
3. Disponha um pouco do caramelo e completa a forma com a massa de capim santo;
4. Leve para assar em banho maria coberto com papel alumínio por 35 minutos à 150ºC;
5. Espere esfriar para desenformar.

Para a calda de caramelo:

1. Em uma panela, caramelize o açúcar no fogo baixo e quando chegar a coloração dourada acrescente a água e deixe incorporar todo o açúcar;
2. Quando chegar ao ponto de fio fino, desligue o fogo e espere esfriar.

Apresentação do pudim de capim santo:

1.  Em um prato quadrado, desenforme o pudim com cuidado, disponha a calda de caramelo e decore com a flor de Borago;
2. Sirva a seguir.

Se você ainda não conhece o Rooftop 5 e Centro de Convenções e nem o Santinho, venha fazer parte desta experiência inesquecível. Solicite aqui um orçamento personalizado e comece hoje a planejar o seu evento de sucesso! Temos certeza que você também tem algo de muito legal para dizer para o mundo!

Por | 2018-10-24T19:29:02+00:00 10 de setembro de 2018|Organização de Eventos|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixe seu Comentário