Fyre Festival: como NÃO organizar um evento

//Fyre Festival: como NÃO organizar um evento

Fyre Festival: como NÃO organizar um evento

Organizar um evento é uma junção de planejamento e execução minuciosa. Quando estes dois fatores são deixados de lado, acontece o maior medo do profissional do ramo: não conseguir entregar o evento. Normalmente, divulga-se cases sobre eventos de sucesso. Hoje, será exatamente o contrário. Entenda o caso de um dos maiores fiascos do ramo dos eventos e quais foras os principais equívocos na organização.

O Festival

O Fyre Festival foi organizado pelo empresário Billy McFarland e o rapper Ja Rule, como um festival de luxo na ilha paradisíaca de Great Exuma, nas Bahamas. O evento estava marcado para os dias 28 a 30 de de abril e 5 a 7 de maio, em 2017. Todavia, quando os primeiros participantes chegaram não encontraram nada parecido com luxo e o festival estava longe de acontecer. O documentário “Fyre Festival: Fiasco no Caribe”, do diretor Cris Smith e distribuição Netflix.

Sonho versus Realidade

A paixão move os profissionais de eventos, é fato. A questão é que os sentimentos devem nos mover e não nos atrapalhar. A idealização do festival em uma ilha deserta nas Bahamas é, realmente, incrível. A questão é que organizar um evento não é sobre sonhos e, sim, sobre planejamento e execução estruturados. Quem sabe, em outros termos, o festival pudesse realmente elevar o ramo de eventos a um novo nível.

A falta de especialistas

A principal falha de todo o projeto é a falta de especialistas. Ninguém que estava envolvido no planejamento era, de fato, alguém do ramo de eventos. É claro que outros profissionais podem realizar bons eventos, mas um com a complexidade de um festival, com atrações de renome e, ainda, em um lugar que não oferecia a mínima estrutura necessária, deveria ter experts. Ao minimamente entender a ideia inicial, um especialista apontaria diversas falhas grotescas do Fyre Festival.

Prazo Apertado

É verdade que na grande maioria dos projetos o prazo para organização de um evento é menor do que se deseja. Contudo, é preciso que ele seja minimamente aceitável. A equipe de organização do festival tinha menos de um ano para organizar um festival gigante, com ticket médio alto, promessas de acomodações luxuosas, alimentação e aéreo, e ainda em uma ilha sem nenhuma infra-estrutura.

Decisões no calor do momento

Organizar um evento é trabalho árduo e realizado por humanos. Assim, ao longo do projeto, acontecerão momentos de tensão. Faz parte! O que não pode acontecer, e que foi um erro cometido por Billy McFarland, é a tomada de decisão precipitada. Quando alguém apontava as falhas do projeto ou ia contra a crença do empreendedor, ele retirava a pessoa do trabalho. É preciso saber escutar e retomar o caminho correto com tranquilidade.

Budget mal calculado

Aparentemente, dinheiro nunca seria o problema do Fyre Festival. Os dois principais cabeças do projeto tinham verba, visibilidade e investidores. Entretanto, mesmo com sobras no budget, é essencial que ele seja planejado e acompanhado. Ao não serem diligentes neste quesito, os organizadores tiveram que buscar novas fontes de dinheiro durante o projeto e, ao final, não puderam entregar todo o prometido também porque não coube no orçamento.

Se você ainda não viu, vale a pena conferir o documentário da Netflix que mostra muito bem como NÃO organizar um evento. Agora, se você quer tem um evento em vista e quer que ele seja um sucesso, entre em contato com a nossa equipe e conheça o Rooftop 5 & Centro de Convenções. Clique AQUI para solicitar um orçamento.

Por | 2019-02-26T14:54:51-03:00 27 de fevereiro de 2019|Organização de Eventos|0 Comentários

Sobre o Autor:

Jornalista por formação e nosso Gerente de Marketing, é o responsável pelo nosso Inbound Marketing e por toda a comunicação do Grupo Nove Eventos. Há dois anos conosco, foi o líder na estruturação do setor e garante que estejamos atualizados sobre as novidades do digital. Se você quer divulgar o material produzido nos nossos espaços ou falar sobre a nossa estratégia, ele é a pessoa indicada.

Deixe seu Comentário