Os benefícios dos treinamentos corporativos | Grupo Nove Eventos

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Os benefícios dos treinamentos corporativos | Grupo Nove Eventos

Com que frequência você tem participado de treinamentos corporativos? A prática faz parte da rotina de grande parte das empresas que se destacam em seus respectivos segmentos, sejam elas pequenas start-ups ou imensas multinacionais. Inseridos em mercados cada vez mais transformadores e colaborativos, a informação tornou-se recurso fundamental para o aprimoramento de habilidades humanas. Mas, qual será a melhor forma de transmiti-la ao seu time?

A prática e o tempo

Seja para apresentar um novo projeto ou aprimorar a execução de um. É importante, de tempos em tempos, deixar a rotina corporativa e mergulhar em conceitos que são a base de um bom trabalho. Ao longo do dia a dia, é praticamente impossível que gestores encontrem tempo para orientar suas equipes de forma detalhada. Entretanto, periodicamente, faz parte do papel de uma liderança moderna fazer apontamentos mais precisos sobre as funções, processos e pontos de melhorias da sua equipe. Correções básicas podem ser até feitas com um bom bate papo no escritório, é verdade. Mas a educação, de fato, se dá em outros espaços através de atividades guiadas e específicas.

Work hard, play hard

Assim como no futebol, não adianta você ter só o melhor jogador. É preciso que ele esteja treinado e devidamente integrado ao restante da equipe. No mundo corporativo a lógica aplicada por especialistas em RH é exatamente a mesma. Profissionais que são treinados de forma assertiva e com uma periodicidade determinada tendem a apresentar melhor desempenho não só em suas atividades objetivas, mas também de forma integrada. O benefício retorna diretamente a empresa através de resultados cada vez maiores e que passam a ser metrificados objetivamente. Além disso, o ambiente de aprendizado torna-se muito mais positivo e otimista para o desenvolvimento de pessoas.

O case Grupo Nove Eventos

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o porquê treinar o seu time, chegou a hora de falarmos sobre os melhores métodos aplicados dentro do Grupo Nove Eventos:

1) A escolha de um mentor

O treinamento de uma equipe deve cumprir necessariamente dois objetivos: educar e inspirar. Por este motivo, a escolha do nome mais adequado para cumprir este papel fará toda a diferença no seu resultado final. Por aqui, o nome escolhido para o nosso último treinamento comercial foi o do nosso CEO, Marcelo Politi. Ele foi diretor da rede de hotéis Sofitel, do Grupo Accor, do Hard Rock Café e da T4F, maior empresa de eventos de entretenimento da América Latina. Ao longo de sua carreira treinou mais de 1.000 profissionais das áreas operacional e comercial. Ou seja, o background do executivo era perfeito para o treinamento de profissionais que buscam comercializar eventos transformadores e que se tornam verdadeiras experiências para quem tem algo a dizer.

“Um bom mentor  é capaz de inspirar outras pessoas através de seus conhecimentos. Receber treinamentos com profissionais que já passaram por diversas experiências na carreira e tem conhecimento profundo de determinado assunto é muito inspirador e motivante. Traz engajamento do público e um sentimento de confiança para nós, participantes”. Marília Veríssimo, Gerente de Contas Rooftop 5.

2) O poder das perguntas

O segundo passo para um treinamento de sucesso é estimular o poder das perguntas em seus participantes. Elas são ferramentas fundamentais para compreender sua equipe, clientes e  o universo ao nosso redor. Que tal fazer do ambiente de treinamento um terreno fértil para novos pensamentos e ideias? Além do uso interno deste recurso, ele também pode se transformar em uma ferramenta poderosa de vendas. No Grupo Nove Eventos as perguntas também são materiais de trabalho e fazem parte do olhar oferecido a cada cliente, desde o primeiro contato.

” O poder das perguntas nos tira da “zona de conforto”, ou seja, nos tira da condição de meros espectadores e nos transforma em protagonistas daquele espaço. Com isso, tudo se torna mais dinâmico e interessante. Julgo importante termos um treinamento como esse uma vez a cada dois meses, pois todo aprendizado e conteúdo é benéfico tanto para o colaborador quanto para a empresa”. – Mônica Alves, Assistente Comercial Rooftop 5.

3) Prepare materiais úteis

Não adianta se apegar apenas aos slides e materiais gráficos. O treinamento precisa ir além das paredes do centro de convenções e fazer parte da vida de cada profissional. Prepare flashcards, vídeos curtos e materiais digitais que possam ser consultados com facilidade durante a execução de cada trabalho. O que não é visto, não é lembrado!

“Os materiais são uma parte necessária de qualquer treinamento pois eles nos lembrarão constantemente de colocar em prática o que foi estudado. Em casos que não é possível disponibilizar materiais, livros sobre o assunto abordado também nos ajuda a desenvolver e assimilar o conhecimento adquirido”. – Sanna Farias, Executiva de Contas Rooftop 5.

4) Mergulhe no processo

A teoria é sempre bem vinda, mas não há nada como poder visualizar na prática os pontos a serem melhorados. Durante um treinamento produtivo é preciso reservar um tempo para colocar a mão na massa. Chegou o momento de prender através da experiência coletiva como melhorar. Que tal utilizar materiais antigos da própria companhia para visualizar estes pontos de melhoria? Lembrando sempre que a educação prática não precisa expor nenhum profissional. Por isso, utilizar exemplos neutros de análise coletiva é um caminho mais diplomático para educar on the job.

“Eu acredito que conhecimento compartilhado, é conhecimento multiplicado. Times de vendas ou qualquer outro departamento que recebem coaching, tem resultados até duas vezes maiores. Então é muito importante treinar e aperfeiçoar o seu time sempre”. – Caroline Lima, Gerente Comercial do Grupo Nove Eventos.

Mostre a sua voz

Agora que você sabe tudo sobre treinamentos corporativos,  chegou a hora de começar a pensar em quando colocar todas essas dicas em prática. Se você planeja realizar um evento corporativo e ainda não sabe por onde começar, conheça o Rooftop 5. Solicite aqui um orçamento personalizado e comece hoje a planejar o seu evento de sucesso. Temos certeza que você também tem algo de muito legal para dizer para o mundo!

Por | 2018-11-07T12:05:00+00:00 17 de outubro de 2018|Eventos Corporativos|0 Comentários

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