Ao organizar um evento corporativo é preciso estar atento a cada detalhe operacional como espaço, buffet, formato e infraestrutura. Entretanto, antes de tomar qualquer decisão, é preciso compreender que existe um pilar fundamental que sustentará todas essas decisões: o conceito. Conhecido como o primeiro passo para realização de um evento de sucesso, a elaboração de um conceito sólido pode não ser tão simples. Para te ajudar nessa jornada o Blog Tudo Sobre Eventos elaborou algumas perguntas fundamentais sobre o tema. Confira:
O porquê de um conceito?
Antes de mais nada é preciso compreender a diferença entre conceito e tema. O tema simplesmente conota o direcionamento da data ou apresentação exibida em um evento. Por exemplo, um evento de final de ano costuma ter como temática o Natal ou o Ano Novo que se iniciará.
Já o conceito de um evento demanda alicerces mais sofisticados. É preciso ter em mente o impacto que deseja criar para seus convidados e como cada detalhe da festa estará conectado ao tema, gerando assim uma imersão ainda mais profunda. Por exemplo, para falar de tecnologia e inovação, pode fazer sentido abusar dos recursos de realidade aumentada para ativações externas. O formato pode ser um palco moderno, que desfrute de recursos de LED, enquanto o público observa em assentos dispostos como uma pequena arena. O buffet, neste caso, pode optar por apresentar alimentos em texturas menos óbvias como espumas, em porções individuais e louças em tons metálicos. O céu é o limite para quem tem um conceito bem definido e deseja encantar seus convidados.
Qual é o seu objetivo?
Para determinar o conceito do seu evento é preciso responder algumas perguntas fundamentais. O objetivo do seu evento é a primeira delas. Você deseja apresentar um novo produto? Criar um treinamento inovador para sua equipe? Fortalecer a sua marca diante da imprensa? Propor novos direcionamentos de negócio? Celebrar bons resultados? São inúmeras as opções. Tenha em mente o que te move para começar a elaborar um conceito de forma profissional.
Quem é o seu público?
O perfil do seu público será determinante para elaborar um conceito que gere impacto. Entenda a faixa etária, interesses, grau de especialização e outros detalhes sobre o comportamento do seu público. Crie atividades e ativações que façam sentido para essas pessoas e assim crie um conceito muito mais assertivo.
Qual é o seu orçamento?
Não adianta conhecer bem seus objetivos e público, sem determinar o orçamento disponível para o seu evento. Assim como qualquer outra ação de marketing, um evento corporativo deve prever resultados, sejam eles financeiros ou não. Entenda qual será o retorno do seu evento e com isso conclua o quanto é possível investir. Ao visualizar um valor total, é mais simples compreender de que forma distribuir a verba entre os serviços básicos necessários.
Agora que você sabe tudo sobre o conceito de um evento, chegou a hora de começar a pensar em quando colocar todas essas dicas em prática. Baixe agora o seu Planner para Eventos e comece hoje a organizar seu evento. Temos certeza que você também tem algo de muito legal para dizer para o mundo!
Deixe seu Comentário