Checklist da noiva: 7 dicas para planejar o seu casamento

//Checklist da noiva: 7 dicas para planejar o seu casamento

Checklist da noiva: 7 dicas para planejar o seu casamento

São tantos detalhes para planejar o casamento perfeito que nada mais prático ou eficaz que uma checklist da noiva para saber que tudo está sendo bem preparado.

E para dar conta disso, é necessário ficar por dentro das novidades e fazer uma busca bem detalhada sobre tendências e recomendações de fornecedores. Então, é essencial dedicar um tempo especial para organizar a cerimônia.

Para ajudar no planejamento do seu grande dia, separamos algumas dicas essenciais para que você possa organizar o seu casamento sem erros.

Prepare o bloco de anotações e acompanhe o nosso passo a passo. Vamos lá!

1. Escolha a data certa

Você provavelmente já ouviu falar de “mês das noivas”. Ou seja, esse tipo de época é bastante procurada para a realização de casamentos. Em outras palavras, isso significa que você terá mais dificuldades para encontrar datas no salão de festas, na igreja, nos buffets, etc. Sem contar os preços, que podem ser mais altos.

Portanto, a primeira dica é fugir dos meses mais tradicionais, como maio e setembro, ou começar a planejar o seu casamento com uma antecedência maior.

Alguns meses interessantes para quem busca por épocas mais viáveis são março (quando a boa pedida são os ambientes fechados, devido ao tempo), abril (que não possui tantas chuvas e pode ser ótimo para casamentos ao ar livre) e outubro (o clima mais quente, mas ainda não tanto, pode ser o ideal para uma cerimônia alegre e descontraída).

Fuja do mês de dezembro, pela grande quantidade de eventos que o fim de ano traz, além das viagens de férias, que são comuns nesta época também. E o mês anterior, novembro, possui dois feriados, o que pode atrapalhar a sua lista de convidados.

Portanto, a regra é: analise os prós e contras de cada período do ano para definir a melhor data.

2. Busque pelo local ideal

Se você pretende se casar em uma grande cidade, como São Paulo, por exemplo, atente-se à agenda dos espaços para locação. Geralmente, é necessário se antecipar em torno de dois anos ou mais para conseguir o tão sonhado salão de festas.

Todos sabem que o local ideal faz muita diferença na cerimônia do casamento. Ele deve comportar o seu número de convidados confortavelmente sem parecer vazio. Além disso, é necessário considerar o clima e a época do ano para se assegurar de que o salão não esteja quente ou frio demais.

Para escolher o local ideal para a sua festa, verifique os seguintes itens:

  • número de convidados;
  • estilo da festa;
  • horário do casamento;
  • mês do ano;
  • segurança;
  • buffet incluso;
  • mobília;
  • acesso a cadeirantes;
  • instalações, banheiros e cozinhas.

Considere o orçamento disponível e busque pelo local que melhor atenda às suas exigências dentro desse valor. Existem diversas opções de locais que não são óbvios e podem inovar, trazendo um conceito totalmente novo para a sua festa.

Alguns exemplos que podem deixar a sua cerimônia sensacional: rooftops e coberturas, parques e jardins dentro da cidade, ou salas históricas e edifícios tombados.

Busque por lugares incomuns, porém, com estrutura e conforto!

3. Decida por um tema que seja a cara dos noivos

Escolha um tema para a festa que combine com o casal. Muitas vezes, já presenciamos casamentos mais simples, como o boho chic, estilo com influência hippie, que deixa todos os convidados encantados pela festa. O segredo está em refletir a história dos noivos e seu estilo de vida.

Pense em como vocês se conheceram, os locais que frequentam e os sonhos de vida. O casamento fica melhor durante o dia, com uma decoração alegre e uma tendência mais descontraída? Ou o casal é refinado e adora jantares de gala?

Existem inúmeros temas que podem ser abordados e devem ser explorados sem medo para se adequar ao gosto dos noivos. Considere todas as possibilidades de lugares e cerimônias, de decoração, de músicas e outras atrações. Explore e encontre o formato ideal!

4. Faça os convites adequados

Depois de ter uma lista pronta, fechando o número de pessoas a partir do seu planejamento inicial, é hora de divertir e soltar a criatividade para pensar nos convites.

Lembre-se: o convite informa o tom da festa e como o convidado deve se vestir. Por essa razão, inspire-se no tema escolhido.

É muito interessante quando os noivos podem customizar seu próprio convite e trazer algo único para seu convidados: uma caixinha especial, um detalhe em renda no convite, os dizeres dentro de uma garrafa, um selo personalizado, uma ilustração feita à mão, aquele laço rústico artesanal, entre outras tantas ideias que trazem personalidade e tornam o convite único.

Pesquise, faça orçamentos e opte pelo convite que melhor representa a sua cerimônia.

5. Diga “sim” ao vestido

Será que existe um tempo ideal para escolher o vestido da noiva antes da cerimônia?

O mais indicado é começar a pesquisa sobre o vestido entre 6 e 9 meses antes da cerimônia. Pode ser que a noiva não encontre um modelo de acordo com o seu gosto, e a escolha seja fazer o vestido sob medida ou usar um primeiro aluguel, que são opções que demandam mais tempo para ajustes e provas.

É interessante não iniciar a busca muito longe da data, pois existem as possibilidades de mudança de ideia ou de que apareçam opções que agradem mais — e, cá entre nós, o vestido da noiva não é um item barato para a cerimônia de casamento.

O melhor é optar por aquele modelo que melhor se aquedar à cerimônia: mais tradicional e requintado para a noite, com renda e pedrarias, ou mais leve, para o dia, com bastantes caimentos e tecidos finos,

6. Contrate a melhor equipe

Não se esqueça de incluir na sua checklist tudo o que a sua equipe de casamento precisará! Confira a lista abaixo:

  • organizadores do buffet;
  • decoradores;
  • floristas;
  • dj e/ou banda;
  • fotógrafos;
  • time de filmagem;
  • cerimonialista.

Todos esses fornecedores e prestadores de serviços são essenciais para o grande dia. Pesquisa e solicite orçamentos para pelo menos três opções de cada item. E atente-se: nem sempre o valor mais alto representa a melhor qualidade.

Utilize a internet para pesquisar a reputação e buscar por referências positivas do serviço que está contratando. Tenha certeza da equipe em que está apostando!

7. Aproveite o seu dia

A última dica, e a mais importante, é aproveitar muito o grande dia e a companhia de seus convidados. Delicie-se em cada momento da cerimônia ao lado do seu noivo.

Para isso, não economize em bons profissionais, que se responsabilizem por cuidar dos detalhes enquanto você curte a sua festa.

Hoje você viu dicas essenciais para tornar a sua checklist mais assertiva. Não hesite em procurar por agências e profissionais especializados em casamento caso você não esteja confiante sobre planejar o seu casamento sozinha.

Para conhecer nossos espaços e já começar a suspirar pensando no seu grande dia, solicite aqui um orçamento personalizado.

Por | 2018-09-19T18:52:58-03:00 24 de março de 2017|Eventos Corporativos|0 Comentários

Sobre o Autor:

Jornalista por formação e nosso Gerente de Marketing, é o responsável pelo nosso Inbound Marketing e por toda a comunicação do Grupo Nove Eventos. Há dois anos conosco, foi o líder na estruturação do setor e garante que estejamos atualizados sobre as novidades do digital. Se você quer divulgar o material produzido nos nossos espaços ou falar sobre a nossa estratégia, ele é a pessoa indicada.

Deixe seu Comentário